Atividade 2.7 – O Registro Digital da Experiência
Cursistas:
Cristiane Gonçalves
Edgar Mardegan Menegassi
Ivanês Lucimar Zanin
Proposta de aula utilizando as TIC’s
A aula proposta por nós envolveu a disciplina de ciências e língua portuguesa, falando da “Importância da Higiene Bucal”.
Este trabalho de sensibilização com as crianças da EMEB Progresso – Canarana-MT, já está acontecendo com o auxilio de um dentista.
E pensando em deixar bem claro para as crianças que o cuidado com nossa saúde bucal é realmente importante, preparamos esta aula com a turma da 3ª série “A”, para que depois fosse repassado para a turma do 2º ano “A” do ensino fundamental.
A aula foi planejada da seguinte forma:
Ø A Professora Ivanês depois de ter explanado sobre o assunto em sala de aula com seus alunos, levou-os para o laboratório de informática e pediu que eles pesquisassem sobre o que a Cárie, as Placas Bacteriana e sobre a Afta.
Ø Contamos aqui com o auxílio do secretário Edgar, que ajudou a professora e as crianças a manusearem os computadores com acesso à internet.
Ø Estas informações ficaram salvas no computador, posteriormente a professora Cristiane montou uma apresentação dinamizada utilizando o programa Microsoft Power Point, para apresentar os resultados da pesquisa para as crianças do 2º ano.
Ø Para a palestra utilizamos o recurso de projetor de multimídia.
Ø Após este momento, foi aberto para conversar com as crianças, o que elas acharam do tema e da forma como foi trabalhado, se gostaram e se a aula havia ficado melhor assim.
Ø Após este momento servimos o lanche e levamos as crianças para a escovação, para realmente colocar em prática tudo que havíamos conversado.
O resultado de tudo isso, foram alunos muito mais entusiasmados e cuidadosos com a saúde de sua boca, as figuras das doenças bucais mostradas durante a palestra deixou os alunos bastante sensibilizados, demonstrando assim que a aula dinamizada com os recursos digitais, além de mais prazerosas, torna-se mais significativa e verdadeira para nossas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário